sábado, 13 de janeiro de 2007

Nosso ofício

Mais um ciclo se encerrou
Qual o caminho a seguir?

Foram quatro anos de intenso estudo, muitas dúvidas... O que foi construído afinal?

Engraçado que antes de vir p/ Fundação sequer suspeitava da existência de uma teoria que argumenta ser completamente inútil estudar em instituições de renome. O ensino superior por essa ótica não 'agrega' capital humano, apenas sinaliza para os futuros empregadores que você é um indivíduo capaz de se concentrar e fazer planilhas no Excel. Realmente não parece muito alvissareiro tanto cinismo para nossa turma de recém-formandos...

Mas pensando bem, até que não foi tão ruim assim. Se colocarmos essa teoria sob escrutínio veremos que a própria descrição da mesma no parágrafo anterior seria impossível se não tivesse ocorrido a absorção do conhecimento exógeno.

Contradições, provas, lógica... Que mundo estranho é esse em que vivemos ao longo dos últimos anos? Será que conquistamos apenas um comprovante de competência inerente a si? Poderíamos ter realmente aprendido algo da tal economia?

Esse é um dos aspectos mais fascinantes da teoria que nos foi transmitida. Incerteza, informação, crenças, razão, incentivos, expectativas. O futuro é um tiro no escuro e ninguém (até hoje) comprovou possuir a capacidade de prevê-lo de forma clara e consistente. Portanto temos que alimentar esperanças, construir cenários, limitar o risco de perdas e construir.